Edição Online

Quarta, 20 de Outubro de 2021

Drogaria Souza
(81)

ENERGIA|PRODUTORES RURAIS DE IPORÁ SE REUNEM COM A EMATER E A ENEL

Emater e Enel se reúnem com produtores rurais de Iporá para definir melhorias no serviço

A principal reivindicação dos produtores rurais de Iporá, foi buscar soluções para quedas de energia, que prejudicam especialmente pecuaristas leiteiros da região, provocadas em grande parte pela interferência de galhos de árvores no sistema elétrico


Durante as discussões a Enel propôs a poda das plantas para minimizar os riscos de interrupção do serviço e até mesmo de acidentes envolvendo a rede.|Foto: Enel Goiás

Produtores rurais de Iporá, município na Região Oeste de Goiás, tiveram a oportunidade de se reunir na última semana com representantes da Enel, empresa responsável pela distribuição de energia no Estado.

O encontro foi articulado pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) para que os agricultores pudessem levar suas demandas e esclarecer dúvidas sobre o fornecimento de energia ao setor produtivo rural.

Realizado pela empresa MF Rural, o evento colocou os produtores da cidade em contato com diretores de diversas áreas da distribuidora. A principal reivindicação é buscar soluções para as quedas de energia, grande parte provocada pela interferência de galhos de árvores no sistema elétrico. Preventivamente, a Enel propôs a poda das plantas para minimizar os riscos de interrupção do serviço e até mesmo de acidentes envolvendo a rede.

A coordenadora regional da Emater, Daniella Garcia, explicou que os produtores rurais da região sofrem bastante com a intermitência do abastecimento elétrico, já que a fonte de renda da maioria é obtida pela bovinocultura leiteira.

“Quando acaba a energia, é perdida praticamente toda a produção, porque eles dependem dos tanques de resfriamento. Se acaba a energia, aquilo afeta o salário deles”, esclarece Daniella Garcia. 

Além disso, o evento serviu para aproximar o segmento produtivo rural e a empresa fornecedora, que por meio de seus representantes, pôde orientar a população presente e apresentar os investimentos que estão sendo executados no município para melhorar a qualidade do trabalho prestado. 

O intuito, ainda segundo a coordenadora Daniella, é tornar frequente esse tipo de encontro, para intensificar o atendimento de organizações prestadoras de serviços básicos entre a comunidade domiciliada no campo. “Muitas vezes o produtor fica isolado na zona rural, sem ter como fazer suas solicitações e reclamações, dependendo apenas de canais de atendimento telefônicos”, pontua.

A reunião em Iporá também contou com o apoio da vereadora pela cidade Heb Keller e do produtor de leite Evaldo José Santos Pereira, diretor da Cooperativa dos Produtores Rurais da Região do Rio Claro e da Santa Marta (Cooprimar). Novos encontros com a Enel em outros municípios goianos devem ser agendados em breve.

 

Agência Goiás de Notícias

Auto Fácil Veículos