Edição Online

Quinta, 07 de Julho de 2022

Drogaria Souza
(119)

EDUCAÇÃO|VICTOR GODOY NO FÓRUM DE DISCUSSÃO DE RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS E FORMATIVA

Ministro da Educação diz que o Brasil poderá ter o maior banco de dados sobre educação básica no mundo

A afirmação foi feita pelo ministro Victor Godoy, durante a abertura do 1º Fórum de Discussão de Resultados das Avaliações Diagnósticas e Formativa do Ministério da Educação.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1460800&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1460800&o=node“Essa ferramenta muito em breve, vai se tornar um dos maiores repositórios de dados de avaliação da educação básica em todo o mundo. E esses frutos representam uma esperança. Esperança de que possamos não só enfrentar os efeitos da pandemia na qualidade da educação brasileira, mas também enfrentar outras deficiências que nós temos na nossa educação.” 


O ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, disse que acredita que a plataforma Avaliações Diagnósticas e Formativas, que visa monitorar e classificar o ensino em todos
os níveis no Brasil, poderá se tornar um dos maiores bancos de dados para avaliação da educação básica no mundo em pouco tempo.
|Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por Marcelo Brandão - Brasília

O ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, disse na quinta-feira, 19, que acredita que a plataforma Avaliações Diagnósticas e Formativas, que visa monitorar e classificar o ensino em todos os níveis no Brasil, poderá se tornar “um dos maiores bancos de dados para avaliação da educação básica no mundo” em pouco tempo. A afirmação foi feita durante a abertura do 1º Fórum de Discussão de Resultados das Avaliações Diagnósticas e Formativa do Ministério da Educação.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1460800&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1460800&o=node

“Essa ferramenta muito em breve, vai se tornar um dos maiores repositórios de dados de avaliação da educação básica em todo o mundo. E esses frutos representam uma esperança. Esperança de que possamos não só enfrentar os efeitos da pandemia na qualidade da educação brasileira, mas também enfrentar outras deficiências que nós temos na nossa educação”, disse.

O ministério aposta na plataforma para avaliar quanto os estudantes aprenderam em determinado período. No ambiente virtual estão disponíveis 579 cadernos de avaliação, compreendendo os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Língua Inglesa, Fluência e Produção Textual. As avaliações correspondem ao primeiro ciclo de 2022 e abrangem toda a etapa do ensino fundamental (1º ao 9º ano) e ensino médio (1º ao 3º ano).

Os primeiros resultados serão tornados públicos pelo ministério para serem discutidos. As possibilidades de enfrentamento das defasagens encontradas, inclusive as intervenções pedagógicas focalizadas nos pontos de maior fragilidade fazem parte dessa discussão.

Ainda neste ano, serão disponibilizados 4 ciclos de avaliações diagnósticas e formativas, permitindo o acompanhamento do desempenho dos estudantes bimestralmente e uma melhor organização do trabalho pedagógico das escolas com objetivo de recuperar, efetivamente, as dificuldades de aprendizagem mapeadas pela plataforma.

 

Agência Brasil

Auto Fácil Veículos